Carregando, aguarde.

Televendas: (15) 3223-2417
Seja bem-vindo! Faça Login ou Cadastre-se
Tire suas dúvidas: duvidas@mareplast.com.br
Tutoriais » Como criar um logo (cartão, flyer e sacola de papel 4x0)
Como criar um logo (cartão, flyer e sacola de papel 4x0)

Verificando o modo de cor

O software gráfico Corel Draw trabalha com as paletas de cores RGB, Pantone e CMYK. Porém, para arquivos que serão impressos, todos os objetos devem estar sempre configurados para CMYK, porque este é o padrão utilizado pela MAREPLAST para impressão.

Caso algum objeto do seu arquivo esteja em outro modo de cor, como RGB ou Pantone, você deverá convertê-lo para o modo CMYK.

 importante também destacar que o Corel Draw aceita vários modos de cor em apenas um arquivo, o que causa muitos problemas na hora da impressão. Então, antes de enviar o seu arquivo à gráfica, verifique se todos os objetos do seu arquivo estão no modo de cor CMYK.

Convertendo objetos e contornos para CMYK

Assim como as imagens, todos os objetos e contornos que estão contidos em seu material também deverão estar no modo de cor CMYK. Caso contrário, haverá problemas de impressão e o seu material não sairá da forma como você deseja.

Evitando problemas com degradês

O efeito Degradê (também conhecido como Gradiente) é bastante utilizado, principalmente para aplicar profundidade ao objeto. Para que este efeito não cause problemas na impressão, você deve converter os objetos que têm a aplicação deste efeito em Bitmap. Mas antes verifique se estes objetos não estão no modo de cor RGB ou Pantone. Caso estejam em algum destes modos, você terá de convertê-los em CMYK. Para fazer esta conversão, acesse a edição de gradiente usando o atalho de teclado F11 e altere as cores para o modo CMYK.

 

Convertendo imagens para o modo de cor CMYK

Assim como todos os outros objetos, as imagens do seu material devem estar no modo de cor CMYK. Caso contrário, haverá problemas durante a produção do material pela gráfica. Para fazer a conversão da imagem do seu material para CMYK, você deve selecionar a imagem a ser convertida e então acessar o menu: Bitmaps > Modo > Cores CMYK (32 bits).

Misturas de cores inapropriadas

O Corel Draw aceita vários tipos de cores dentro de um mesmo arquivo. Isto é um problema visto que, se o seu material tiver algum objeto, texto ou imagem em outro modo de cor que não seja o CMYK (como RGB ou Pantone), isto causará problemas na impressão. Então sempre verifique cada item do seu material para saber se existem outros tipos de cores. Se existirem, modifique o modo de cor para CMYK de cada um deles.

Existem alguns tratamentos especiais com algumas cores para que elas sejam impressas da forma como você deseja.

Azul

A configuração padrão do Corel Draw para a cor azul é: C:100, M:100, Y:0, K:0. Porém, este padrão de cor faz com que a cor azul saia na impressão com um tom roxo. Configure a cor azul da seguinte forma: C:100, M:90, Y:0, K:0.

Laranja

A configuração padrão do Corel Draw para a cor laranja é: C:0, M:60, Y:100, K:0. Porém, este padrão de cor faz com que a cor laranja saia na impressão com um tom vermelho. Configure a cor laranja da seguinte forma: C:0, M:50, Y:100, K:0.

Preto

A cor preta também exige alguns cuidados para que, na impressão, ela saia da forma como você deseja. Para fazer com que a cor preta tenha um resultado satisfatório, siga as instruções abaixo.

Fundo preto

Quando o seu material tiver um fundo preto chapado, para que a impressão fique mais"viva", aconselhamos o uso do seguinte processo: C: 40%, M:0%, Y:0%, K:100%. 

 Quando usamos somente preto, a impressão fica fosca, sem brilho. Já quando usamos o"calço" (neste caso, aplicação de 40% no canal C), a impressão do preto fica mais viva e com brilho. Nota: Devido a diferença de configurações de alguns monitores, a cor 40%, M:0%, Y:0%, K:100% pode parecer um preto meio azulado. Porém, na impressão, o preto sairá mais vivo e com brilho.

Importante: Nunca utilize o preto nas 04 cores (C:100%, M:100%, Y:100%, K:100%). Pois, na impressão, esta cor causa uma carga muito grande, tanto no material como na máquina, sem necessidade, além de manchar o material. E ainda pode ocasionar manchas nas fontes.

4x0, 4x1 e 4x4

Esta informação é referente á  quantidade de canais de cores utilizados. Como trabalhamos com a impressão em Policromia, CMYK (ciano, magenta, amarelo e preto), a indicação do "4" significa que o material será colorido; 1 somente o canal K(preto) e 0 nenhum. Portanto:

4x0: Frente colorida sem verso;

4x1: Frente colorida e verso em tons de cinza;

4x4: frente verso colorido.